Anna Costa e Silva
29 de Junho — 03 de Agosto 2019
Anna Costa e Silva
29 de Junho — 03 de Agosto 2019

Fogo sobre Lago

Sobre a contenção retangular de um aquário repleto d’água, uma imagem cintilante é refratada, cintilando no espaço. A obra da artista carioca Anna Costa e Silva, “Fogo sobre lago” (2018) torna real um encontro, improvável, entre o fogo e a água. O trabalho consiste numa projeção a pino de pontos luminosos que acendem e apagam, imagens de uma fogueira quase extinta, num aquário cheio d’água, próximo ao chão. O resultado é uma relação luminosa e inesperada entre a água e as brasas que buscam uma superfície sólida para a projeção, criando traços e reflexos de luz nas paredes do aquário.

Ocupando a Sala de Projetos, o visitante é convidado a penetrar neste ambiente escuro, envolto por um estado de mistério e contemplação ao observar essa espécie de céu refletido na água.

Obras
Fotografia: Ding Musa
Sobre a artista

Anna Costa e Silva (1988, Rio de Janeiro) é mestre em Artes Visuais pela SVA, NY, recebeu prêmios como FOCO Bradesco ArtRio, Bolsa Funarte de Produção Artística e o American Austrian Foundation Prize for Fine Arts. Dentre suas exposições individuais destacam-se “Assíntotas” na Caixa Cultural, “Ofereço Companhia” na Galeria Superfície, “Púrpura” uma experiência móvel pela cidade do Rio de Janeiro e “Éter” no Centro Cultural São Paulo. Participou de exposições coletivas como “Unânime Noite” no Contemporary Art Center, Vilnius; “Art In Odd Places”, Nova York; “O que vem com a aurora” na Casa Triângulo, São Paulo; “Encruzilhada” no Parque Lage; e “Abre Alas” na A Gentil Carioca. Começou sua trajetória dirigindo curtas metragens premiados, exibidos em 40 festivais pelo mundo e trabalhou como assistente de direção para diretores como Cacá Diegues, Jorge Durán e Marcos Prado. Dirigiu as séries documentais “Olhar” para o Canal Arte1 e “Os Ímpares” para o Canal Curta!.