Marília Furman — Ver
Agosto — Outubro 2019
Marília Furman
Ver
Agosto — Outubro 2019

O primeiro projeto selecionado no programa da Sala de Projetos de 2019 é a instalação imersiva VER de Marilia Furman. O projeto consiste em um sistema de filmagem e projeção simultâneo, no qual a imagem aparece somente na medida em que um espectador entra em quadro, sentando-se na cadeira disposta logo na entrada da sala escura, para onde uma câmera mira. Um holofote, ao lado da câmera, ilumina a cena, posicionado entre o espectador e a projeção de sua imagem na parede oposta. Desta maneira, embora a imagem seja exposta ao sujeito filmado, se impondo como única visão possível no ambiente, a luz do holofote, que possibilita a visibilidade, se interpõe de maneira agressiva aos olhos, cegando, ao invés de dar a ver.

VER tenta propôr a experiência de tal imposição, articulando exposição da imagem e mecanismos de vigilância, de modo a ecoar, não somente a constante vigília das imagens funcionais, mas também o fenômeno correlato da autorrepresentação virtual. O projeto é acompanhado pelo texto crítico de Uriel Bezzera (1992, Salvador) que também foi selecionado pelo júri no edital deste ano.

 

Obras
Fotografia: Ding Musa
Marilia Furman
VER
Câmera de segurança, holofote 1000w, projetor e cadeira
Dimensões variáveis
2015
Marilia Furman
VER
Câmera de segurança, holofote 1000w, projetor e cadeira
Dimensões variáveis
2015
Sobre a artista

Marilia Furman (1982, São Paulo) é formada em artes plásticas pela Universidade de São Paulo (USP) e fotografia no SENAC. Representada pela PSM Gallery (Berlin) onde já apresentou duas individuais (2019, 2015), a artista busca construir o seu trabalho como crítica social e explicitar os limites da arte nesta tarefa. Seus trabalhos costumam investigar o universo da mercadoria e do trabalho, na exploração de materiais e meios diversos que possam dar corpo e visibilidade a estas questões.Participou de exposições em diversas galerias e espaços alternativos como a Galeria Jaqueline Martins (São Paulo, 2017); Um Trabalho, Um Texto (São Paulo, 2017); Franz Joseph Kai 3, (Viena, 2016); Casa do Povo (São Paulo, 2014); Itaú Cultural (São Paulo, Joinville e Recife, 2012; Rio de Janeiro, 2013) e foi gestora do espaço cultural Casa da Lagartixa entre 2004 e 2006.