O auroras tem o prazer de apresentar a individual de Melvin Edwards no Museu da República, Rio de Janeiro, de 17 de agosto a 27 de outubro de 2019. A exposição mostra uma série de trabalhos produzidos pelo artista no Brasil no início deste ano. Além de grandes esculturas, podem ser vistas também instalações de arame farpado, Fragmentos Linchados e obras sobre papel. Em suas esculturas, ainda que formalmente abstratas, conseguimos reconhecer ferramentas agrícolas – memória de sua infância no sul dos Estados Unidos – e correntes que podem remeter, segundo o artista, aos elos de conexão entre as pessoas. As obras ocupam o espaço de maneira dinâmica, apoiando-se no chão ou penduradas no teto, com o tradicional alinhamento dos Fragmentos Linchados na segunda sala do auroras. Outro material simbólico usado desde o início dos anos 1970 é o arame farpado, com o qual Melvin executa seus “desenhos no espaço”. Essas obras criam novos campos dentro da arquitetura, onde coexistem abstração e a concretude das questões sociais que o material carrega. Esse projeto explora diferentes vertentes do trabalho de Melvin Edwards, criando um leque de raciocínios desenvolvido pelo artista ao longo dos seus quase sessenta anos de pesquisa.
Museu da República
[Rio de Janeiro]
Melvin Edwards (Houston, Texas – 1937) é professor e artista plástico norte-americano que atua desde 1965, quando apresentou sua primeira exposição individual no Museu de Arte de Santa Bárbara, na Califórnia. Formado pela University of Southern California, foi o primeiro artista afro-americano a realizar uma mostra individual no Whitney Museum of American Art (Nova York), em 1970. Sua pesquisa a respeito da cultura visual do ‘terceiro mundo’ também o levou ao Marrocos, Brasil, China e Cuba a partir do recebimento do prêmio Guggenheim Foundation Fellowship, especificamente, o Fulbright Fellowship to Zimbabwe. Foi professor entre os anos de 1964 e 2002, chegando a ministrar aulas na Rutgers University, de 1972 a 2002, e na Connecticut University. Em 2014, recebeu o título de doutorado honorário do Massachusetts College of Art, em Boston. Dentre as individuais, destacam-se Melvin Edwards: Fragmentos Linchados no Museu de Arte de São Paulo (São Paulo, 2018); Melvin Edwards: Five Decades no Columbus Museum of Art (2016) e no Nasher Sculpture Center (2015); Museu Afro-Brasil (São Paulo, 2008), Melvin Edwards Sculpture: A Thirty-Year Retrospective 1963 – 1993, uma retrospectiva itinerante no Nueuberger Museum of Art (1993), The Art Museum da Florida e no Hood Museum of Art (1994); Walker Art Center (Minneapolis, 1968). Participou da 11ª Bienal do Mercosul, (Porto Alegre, 2018); Soul of a Nation: Art in the Age of Black Power, Tate Modern (London, 2017); All the World’s Futures, La Biennale di Venezia (Veneza, 2015); African-American Artists and Abstraction, Museo Nacional de Bellas Artes (Havana 2014); Now Dig This! Art and Black Los Angeles, 1960-1980, MoMA PS1 (Nova York, 2012); Valencia Biennial (Valencia, 2007); Ante America (Colombia, Venezuela, EUA, Costa Rica, 1992). Sua obra está presente em importantes coleções ao redor do mundo como a do Metropolitan Museum of Art (Nova York); MoMA – Museum of Modern Art (Nova York); Los Angeles County Museum of Art (Los Angeles); Museu Afro-Brasil (São Paulo); Museum of Fine Arts (Houston); San Francisco Museum of Modern Art (San Francisco); Tate Modern (Londres); Whitney Museum of American Art (Nova York), entre outros.