Manoela Cezar – Ainda sem notícias suas…
12 de Março — 21 de Maio 2022
Manoela Cezar
Ainda sem notícias suas...
12 de Março — 21 de Maio 2022

O auroras tem o prazer de apresentar “Ainda sem notícias suas…” de Manoela Cezar. O trabalho integra a pesquisa em andamento que é sintetizada no “No Road Movie”, projeto que teve início em 2019. Essa investigação parte de filmes de estrada para pensar narrativas LGBTQ no cinema e resultou em um texto no formato de roteiro, duas instalações e um website que configuram o universo do trabalho até então. Operando por procedimentos de montagem e pós-produção, os trabalhos jogam com a construção de narrativas pela articulação de gestos, objetos, imagem, texto e som. O que se busca, no entanto, é tensionar os modos de fazer cinema, buscando formas de fazê-lo sem filme.

A instalação na Sala de Projetos do auroras é composta por diferentes elementos que sobrepõem o universo da estrada – vidro de carro, retrovisores, faróis – à suportes da imagem fotográfica seja no “backlight” ou na ampliação da imagem que se conforma como um painel panorâmico que dá o tom do ambiente. Essas relações são capazes de evocar algum sentido narrativo e um “clima” próprio da construção cinematográfica.

Como partes complementares dessa pesquisa, uma plataforma hipermídia na web afirma o embate entre a presença e a ausência da forma dos filmes de estrada. Lá as pessoas são convidadas a navegar pelos fragmentos de uma história, em um jogo de distâncias e aproximações sem ordem pré-estabelecida. A experiência se fragmenta e as temporalidades se multiplicam em um ambiente imersivo bidimensional que mistura roteiro e filme.

acesse www.noroadmovie.com

Fotografia: Ding Musa
Sobre a artista

Manoela Cezar (1995, São Paulo) é pós-graduada em Práticas Artísticas Contemporâneas pela FAAP (2021) e graduada em Cinema pela mesma instituição (2016). Atua como montadora audiovisual e é diretora da plataforma autônoma de cultura Espaço.CC (2017-). Em sua prática artística investiga a construção de narrativas a partir de dispositivos de montagem e pós- produção, articulando gestos, objetos, imagens do imaginário coletivo e de arquivos pessoais para pensar formas de fazer cinema sem filme.