Harmony Hammond + Ivens Machado
31 de agosto - 22 de dezembro 2025
Harmony Hammond
Ivens Machado
31 de agosto - 22 de dezembro 2025

Horários de visitação:
Aberto aos sábados das 11h às 18h

Durante a semana com agendamento
Entrada sempre gratuita

A exposição Harmony Hammond + Ivens Machado propõe um diálogo inédito entre a obra de Ivens Machado (1942–2015), figura central da arte brasileira dos anos 70, 80 e 90, e Harmony Hammond (1944), artista, escritora e curadora independente estadunidense, pioneira do movimento feminista nos Estados Unidos no início dos anos 70. A mostra articula as fronteiras entre corpo, materialidade e política.

As obras reunidas – esculturas, pinturas, relevos e fotografias produzidas entre 1973 e 2023 – desafiam categorias formais e empregam elementos como concreto, ferro, gaze, latex e cera. Essas construções evidenciam a fisicalidade da matéria por meio de procedimentos incisivos, evocando a violência como operação tanto conceitual quanto visual. Enquanto Machado explora o corpo como território de tensões biológicas e materiais, Hammond atua na fricção entre processos visuais e militância política. Ambos abordam a vulnerabilidade do corpo humano e a instabilidade material, criando obras abstratas de aspectos ambíguos, entre a ferida e o curativo, a ruína e a construção.

Ao colocar esses dois artistas em diálogo, a mostra não apenas cria pontes entre geografias distintas, mas também evidencia a arte como ferramenta de ruptura e resistência. A exposição propõe um encontro possível entre corpos que, mesmo distantes no espaço, compartilham uma sensibilidade comum frente às estruturas de opressão.

A exposição é realizada em colaboração com as galerias Fortes D’Aloia & Gabriel e Alexander Gray Associates.

Vistas:
Fotografias: Ding Musa
Obras:
Fotografias: Ding Musa
Ivens Machado (1942)
Sem Título, 1985
Cimento e ferro
127 x 63 x 21 cm
Harmony Hammond (1944)
Tufter, 2019
Látex de borracha e acrílico sobre algodão gesso e tela
73 x 72.4 x 5.7 cm
Harmony Hammond (1944)
Flesh Fold #2, 2015
Óleo e técnica mista sobre tela
203 x 138.5 cm
Harmony Hammond (1944)
Bandaged Grid #7, 2016-2017
Óleo e técnica mista sobre tela
188.6 x 155 x 14 cm
Ivens Machado (1942)
Sem Título, 1983
Concreto, óxido e ferro
150 x 105 x 126 cm
Harmony Hammond (1944)
Flesh Journal #5: Bed Death, 1993
Acrílica sobre látex com ilhós metálicos em 2 partes
31 x 21.6 x 0.6 cm cada
Harmony Hammond (1944)
Frazzle, 2014
Óleo e técnica mista sobre tela
163 x 127 x 6.3 cm
Harmony Hammond (1944)
Voices II, 2023
Técnica mista sobre tela
153 x 102 cm
Ivens Machado (1942)
Sem título, 2006
Cimento, pedra, cabo de aço e tela aramada
48 x 135 x 18 cm - Série de 5
Ivens Machado (1942)
Sem Título, 1994
Concreto armado, pigmento e azulejo
150 x 53 x 50 cm
Ivens Machado (1942)
Sem Titulo
Concreto armado, pigmentos e madeira
60 x 180 x 50 cm
Ivens Machado (1942)
Sem título, 2006
Concreto armado e cacos de telha
60 x 125 x 55 cm
Harmony Hammond (1944)
Torso I, 2020
Técnica mista sobre látex
76 x 69.5 x 7.6 cm emoldurado
Harmony Hammond (1944)
Marker II, 2011-2020
Óleo e técnica mista sobre tela
66 x 50.5 x 5 cm
Ivens Machado (1942)
Positivo Negativo, 2007
Eucalipto
80 x 80 x 60 cm
Ivens Machado (1942)
Sem Titulo 20 (Performance com bandagem cirúrgica | negativo #64), 1973-2018
Fotografia em emulsão de prata
Edição de 5 + 1
Ivens Machado (1942)
Sem Titulo (Performance com bandagem cirúrgica) #68, 1973-2018
Fotografia em emulsão de prata
Edição de 5 + 1
Ivens Machado (1942)
Sem Titulo 23 (Performance com bandagem cirúrgica | negativo 70#), 1973-2018
Fotografia em emulsão de prata
Edição de 5 + 1
Sobre os artistas

Harmony Hammond
Chicago, EUA, 1944 – vive e trabalha em Galisteo, Novo México, EUA

Harmony Hammond é artista, escritora e curadora. Uma figura central no desenvolvimento do movimento de arte feminista em Nova York no início dos anos 1970, estudou na Universidade de Minnesota entre 1963 e 1967, antes de se mudar para Nova York em 1969. Foi cofundadora da A.I.R., a primeira galeria cooperativa de arte dedicada a mulheres em Nova York (1972), e da Heresies: A Feminist Publication on Art & Politics (1976). Desde 1984, Hammond vive e trabalha no norte do Novo México, tendo lecionado na Universidade do Arizona, em Tucson, de 1989 a 2006. Seus primeiros trabalhos feministas combinavam política de gênero com preocupações pós-minimalistas em torno de materiais e processos, frequentemente situando-se entre a pintura e a escultura.

Ivens Machado
Florianópolis, Brasil, 1942 – Rio de Janeiro, Brasil, 2015

Ao longo de sua trajetória, Ivens Machado associou a brutalidade da matéria a tensões biológicas primordiais e a estratégias construtivas inspiradas na arquitetura vernacular. O uso de materiais de construção obsoletos e o inacabamento deliberado de suas obras as aproximam de corpos arruinados, permeados por alusões orgânicas e naturalistas. Durante a ditadura militar brasileira, Machado também realizou performances filmadas que encenavam cenas de tortura, conflito racial e mumificação, articulando uma dimensão violentamente política de sua prática — na qual se destacam noções de paralisia, exaustão e ocultamento. Em toda a sua obra, o artista estabelece um circuito entre o corpo humano, em sua vulnerabilidade constitutiva, e o corpo escultórico, em sua instabilidade inerente.