Carmela Gross
Inundando o auroras com uma luz vermelha, a frase Real People / Are Dangerous (2008-2018) feita em neon e estrutura metálica é dividida em duas partes. Na primeira concepção dessa obra, a artista paulista Carmela Gross, havia projetado a frase para a cidade com lâmpadas tubulares em duas passarelas na Nova Zelândia. A descontinuidade espacial entre essas duas passarelas possibilitava uma amplitude no sentido geral da frase. No entanto, só foi permitido concluir metade do projeto. Seu sentido completo foi, na ocasião, resgatado num conjunto de dois pôsteres.
Para essa nova instalação, as duas frases são transportadas para dentro do espaço privado; aproximadas numa curta distância, mas ainda separadas em duas paredes contíguas e perpendiculares. Diferentemente do espaço público, a sentença aqui parece assumir um tom subjetivo, iluminando um espaço interno. A relação mais direta entre essas duas sentenças acaba por indicar uma leitura afirmativa, refletindo a retórica do medo que domina e controla muitos aspectos da vida contemporânea.
Lais Myrrha
Depois de apresentar Estudo de Caso (2018) na 12th Gwangju Biennale, onde a artista equilibra duas colunas emblemáticas da arquitetura brasileira: àquela do Palácio Alvorada, de Oscar Niemeyer sustentada pela coluna da Fazenda Colubandê, no estado do Rio de Janeiro – um marco da arquitetura colonial; agora Lais Myrrha ocupa o auroras com uma nova etapa da coluna do Alvorada. Diferente da versão de Gwangju, onde as colunas tinham uma escala de 1:1, aqui as peças se conformam ao espaço, mantendo uma dimensão gigantesca.
Estudo de um futuro construído parte do interesse da artista pela arquitetura – principalmente relações com a arquitetura moderna brasileira – mas também, como é frequente em suas obras, uma correspondência dialética entre a potência construtiva e as ruínas. É evidente que as obras entendem a relação da arquitetura como formas de poder e dominação, e projeta uma dimensão histórica na formação de uma “identidade nacional”.
Cabe agora imaginar que tipo de futuro está sendo formado nesses moldes, e se essa construção já não é, desde sua fundação, um projeto insustentável.