Amy Sillman – Objeto Temporário
03 Setembro - 18 Novembro 2023
Amy Sillman
Objeto Temporário
03 Setembro - 18 Novembro 2023

Temos o prazer de apresentar a primeira exposição de Amy Sillman no Brasil que reunirá novas pinturas e desenhos, apresentados em conjunto com um políptico de 13 metros de comprimento composto por chapas de metal impressas com UV. A mostra no auroras da artista baseada em Nova York é a segunda iteração de “Temporary Object”, duas exposições inter-relacionadas nas quais a artista usa uma linguagem híbrida de produção de imagens para tornar visíveis os processos de pensamento dentro de pinturas abstratas.

O políptico “Objeto Temporário” percorre a exposição como uma espinha dorsal, montado como uma única linha que atravessa a casa. (Em sua iteração anterior em Napoli, a peça foi exibida em uma mesa de dois lados). Nesta obra, que dá nome à exposição, Sillman rastreia os gestos realizados durante a confecção de uma única pintura e os traduz em uma linha do tempo de desenhos diagramáticos. “Objeto Temporário” indica que o núcleo da prática de Sillman não são apenas as pinturas acabadas, mas o espírito de animação e mudança que reside em sua produção.

Ocupando diferentes espaços no auroras, a exposição de Amy Sillman dialogará com as outras duas artistas (mulheres de diferentes gerações) que se apresentam simultaneamente em nosso espaço. Na biblioteca, seu trabalho será visto ao lado de uma grande pintura de Rebecca Watson Horn, enquanto na sala de projetos o público verá os desenhos de Sillman em relação com esculturas da artista búlgara Liuba Wolf (1923-2005).

Vistas da exposição
Fotografias: Ding Musa
Obras:
Fotografias: Ding Musa, John Berens e David Regen
Macaco, 2021
Acrílica, tinta e serigrafia sobre papel
152.1 x 106 cm
Objeto Temporário, 2023
Impressão UV sobre alumínio
Conjunto de 40; cada um por
25.4 x 27.3 cm ou 27.3 x 25.4 cm
Alembic, 2023
Acrílica, tinta e óleo sobre linho
149.9 x 139.7 cm
Sem título, 2023
Acrílica, tinta e bastão de óleo sobre papel
75.9 x 57.8 cm
Casal, 2023
Acrílica, tinta e óleo sobre linho
150 x 140 cm
Outtake from Frieze for Venice, 2021
Acrílica e tinta sobre papel artesanal
28.6 x 36.8 cm
Olerama, 2023
Acrílica, tinta e óleo sobre linho
190.5 x 167.6 cm
SK91, 2018
Acrílica, tinta e serigrafia sobre papel
101.6 x 66 cm
Puxão, 2023
Acrílica, óleo e tinta sobre tela
149.9 x 139.7 cm
Sem título, 2023
Lápis colorido, bastão de óleo sobre papel artesanal
39.4 x 28.6 cm
Sem título, 2023
Acrílica, tinta e bastão de óleo sobre papel
76.8 x 57.8 cm
12 Estudos Estruturais, 2023
Acrílica e tinta sobre papel
12 desenhos - 59.1 x 42.5 cm (cada)
sobre a artista

Amy Sillman é uma artista que mora em Nova York desde 1975. Depois de estudar japonês na NYU, ela recebeu um BFA em pintura em 1979 na School of Visual Arts na cidade de Nova York e, em seguida, um MFA em pintura no Bard College, em 1995.

 

Ela teve uma retrospectiva de meio de carreira itinerante “One Lump or Two”, primeiro no ICA Boston (2013) e depois no Aspen Art Museum e no Center for Curatorial Studies no Bard College. Sillman teve inúmeras exposições individuais em instituições como o Camden Arts Center (Londres, 2018); The Drawing Center (Nova York, 2017); Kunsthaus Bregenz (2014); MoMA São Francisco (2012); Museu Hirshhorn (Washington DC, 2008) entre outros. Em 2022 Sillman participou da Exposição Internacional da 59ª Bienal de Veneza, “The Milk of Dreams”, ela também fez parte da Bienal do Whitney em 2014 e 2004 (Nova York).

 

Nos últimos 15 anos, Sillman adicionou escrita, curadoria, criação de zines, animação e instalações site-specificà sua prática. Seu trabalho está em inúmeras coleções públicas e privadas, incluindo na do Museu de Arte Moderna (Nova York); o Whitney Museum of American Art (Nova York); o Museu de Arte Contemporânea de Los Angeles; Tate Modern (Londres); o Museu Brandhorst (Munique); e o Moderna Museet (Estocolmo).

 

Além de seu trabalho como pintora, Sillman escreve sobre arte, e sua bibliografia inclui Faux Pas, um livro composto por uma coleção de textos e desenhos publicados em 2020 pela After Eight Books em Paris. Seu próprio trabalho tem sido objeto de textos escritos regularmente em publicações como Artforum, ARTnews, Texte zur Kunst e Frieze e outras. Sillman é representada pela Gladstone Gallery em Nova York e pela Capitain Petzel em Berlim, e expõe na Thomas Dane Gallery em Londres e Nápoles, Campoli Presti em Paris e Susanne Vielmetter em Los Angeles.